Práticas antes de uma prova importante

O5ILTF0-1024x683

 

Cuidar do corpo e da mente, é uma prática que os vestibulandos devem adotar muito antes dos dias que antecedem às provas. Porém, há algumas dicas para esses dias que antecedem as provas e que serão fundamentais para o bom desempenho nos exames. E é sobre elas que iremos falar. Basicamente, você deve estar atento a 3 aspectos: alimentação, sono e check list. Vamos a elas.

ALIMENTAÇÃO

A prova do Enem, para a maioria do país, acontece logo após o horário de almoço (em algumas partes do território pode ocorrer antes). Mas a atenção com a alimentação não deve ser só nos dias de prova. Dois dias antes é fundamental evitar comer em lugares ou comidas que você não está habituado. Mesmo um pequeno desarranjo intestinal já debilita o corpo do candidato. Uma intoxicação alimentar, então, tem grandes chances de fazer com que você nem participe da prova. Então, nada de experimentar comidas ou lugares diferentes na sexta ou no sábado!

Quando estudou o sistema digestório, você viu que durante a digestão grande parte da circulação é utilizada na realização do processo. E é por isso que temos aquele sentimento de sonolência após as refeições. Então, nos dias de prova, evite alimentos de difícil digestão, como: carnes gordas, cebola, creme de leite, couve-flor, embutidos, feijão, milho verde, molhos concentrados, ovo cozido, queijos concentrados tipo Roquefort e parmesão.

O ideal é consumir alimentos de fácil digestão: carboidratos, arroz, massas, pães, frutas e legumes. As frutas são muito recomendadas, principalmente abacaxi, maçã e mamão, que inclusive auxiliam na digestão.

E claro, como você já conhece o seu padrão alimentar, se o almoço no dia do exame for bem mais “leve” do que você está acostumado normalmente, já sabe: será necessário levar alimentos para consumir durante a prova. São indicados: maçã, banana, castanhas, chocolate amargo e biscoitos integrais. É importante lembrar que manter a hidratação é fundamental. No primeiro dia, você poderá ficar até 5:30 horas fazendo a prova (desconsiderando os 30 minutos que antecedem a prova). Por isso, não há como ir para a prova sem levar uma garrafinha (500 ml) de água. Evite sucos industrializados e refrigerantes.

SONO

Com certeza você já ouviu que uma boa noite de sono é fundamental para obter bom resultado nos exames. No dia da prova, sua concentração será exigida ao máximo e por um período prolongado. Então, estar bem descansado é fundamental. Ah, e não leve a sério àqueles colegas que contam histórias de noites varadas antes da prova associadas à excelentes resultados. O que funcionou para ele (se é que não foi sorte), necessariamente poderá não funcionar para você, ou se funcionou anteriormente, poderá não funcionar nesse momento. Normalmente, as provas acontecem aos sábados e domingos. Ou seja, são precedidas por dias que normalmente vamos dormir beeemm mais tarde. Por isso, é importante “quebrar” esse comportamento. A primeira dica para semanas antes das provas: evite sair de casa e procure ir dormir antes da meia noite. Veja como o seu organismo se comporta. Experimente diferentes recursos que favoreçam o sono: leitura de livro, música, nível de claridade, de silêncio etc. Evite “atrair” o sono assistindo televisão e vá se condicionando a NÃO levar o celular para cama. Inúmeras pesquisas indicam que a luz dos aparelhos estimula a vigília. Ah, e deixe-o no silencioso (sim, existe essa função e está ao seu alcance).

Na noite que antecede a prova, redobre a atenção com as recomendações anteriores e nada de passar a noite com estudos de última hora. Está provado que há um efeito limitado para essas práticas.

CHECK LIST

Com certeza no dia a dia você não checa se está levando para a aula uma ou duas canetas pretas de corpo transparente. Ou ainda se pegou a garrafa de água mineral e o lanche para a tarde. Por isso, fazer uma check list é a forma mais confiável de lidar com demandas super importantes, nas quais você não está acostumado no dia a dia.

Veja o que não deve faltar na sua check list:

  • Hora que você deverá sair de casa (para chegar ao local das provas 20 minutos antes do horário de fechamento dos portões). Se for de ônibus, número das linhas que levam até o local de provas.

Atenção: com antecedência, divulgue esse horário para as pessoas envolvidas com almoço, carona até o local da prova etc.

  • Dinheiro da passagem.
  • 2 canetas pretas e de corpo transparente.
  • Cartão de confirmação de inscrição.
  • Documento válido e atual com foto (atenção para a data de validade do documento, alguns fiscais não aceitam documentos já vencidos – como carteira de habilitação).
  • Água e alimentos.

Então, não esqueça: a atenção com a alimentação, sono e check list começam muito antes aos dias que antecedem as provas. Agora é confiar nos estudos realizados ao longo do ano e cuidar com carinho do corpo e da mente.