Estudar ou descansar? Veja como aproveitar o resto das férias

Julho é tempo de estudar ou descansar? Saiba como usar esse período para chegar preparado ao vestibular

O mês de julho pode trazer sentimentos confusos para os vestibulandos: por um lado, vem a vontade de descansar e aproveitar o tempo com os amigos que estão de férias do colégio; por outro, vêm os planos de colocar os estudos em dia para estar afiado quando o vestibular chegar. O que fazer, então?

“A regra para os vestibulandos é respeitar os períodos de estudo e descanso”, afirma Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio. Segundo a especialista, o vestibulando deve descansar, mas sem deixar de lado uma rotina de preparação.

“Essa rotina pode ser mais interessante se os horários forem alternados entre atividades de lazer e estudo. O importante é sempre respeitar os momentos, dormir bem, adotar uma dieta que priorize alimentos saudáveis e contemplar períodos de relaxamento”, explica. “E, claro, entender que a programação noturna deve ser, temporariamente, deixada de lado”. Não tem muito jeito: noites em claro não combinam com vestibular.

Além disso, é importante ter em mente que cada estudante tem as suas necessidades e ritmo e que, somado a isso, será preciso selecionar os conteúdos de estudo que merecem mais atenção. A partir daí é que deve ser definido o tempo necessário para esclarecer dúvidas e exercitar o aprendido.

Esta última semana de julho é uma boa hora para fazer simulados e resolver edições anteriores dos vestibulares que o estudante vai prestar – atividades úteis para a identificação daqueles pontos fracos que exigem maior esforço.

Por fim, aproveite que as aulas – e a obrigação de ficar em uma sala fechada – ainda não voltaram e busque lugares agradáveis para estudar. Você talvez precise perder alguns passeios com seus amigos, mas vai se sentir melhor se ao menos puder aproveitar o bom tempo estudando em um espaço aberto e bacana. Isso vale para os finais de semana também!

Fonte: Guia do Estudante